Chegar à aposentadoria após uma vida inteira de trabalho é um momento muito esperado. Então, se você quer saber quantos anos faltam para chegar à aposentadoria, saiba como consultar essas informações abaixo.
Aposentadoria INSS
Para que um trabalhador se aposente, é necessário atender aos requisitos de idade e tempo de serviço.
Na reforma da Previdência, em 2019, o governo estabeleceu novas regras progressivas de transição. O objetivo é não prejudicar os segurados do INSS que já estavam contribuindo com o INSS antes de 2019.
Diante das diversas formas de aposentadoria, o surgimento de dúvidas entre os trabalhadores se tornou normal. Entre as principais dúvidas está se o trabalhador está dentro dos requisitos para pedir a aposentadoria ou não.
Quando vou me aposentar?
A reforma da Previdência especifica que as regras para liberação da aposentadoria mudarão a cada ano até atingirem os padrões estabelecidos na nova lei. Neste ano, as regras específicas para poder se aposentar são:
Vida Progressiva: A regra que leva em conta o tempo mínimo de inscrição e a idade do segurado do INSS. Neste ano, a regra exige uma contribuição de 35 anos, sendo 63 anos para homens, 30 anos para contribuição e 58 anos para mulheres.
Resultado de 50%: essa regra recai sobre quem estava a dois anos de se aposentar em 2019. Nesses casos, é necessário contribuir 50% a mais de anos do que o valor que faltava para 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres. Se faltam dois anos para um trabalhador chegar aos 35 anos de contribuição, por exemplo, será necessário contribuir mais um ano.
Rendimento de 100%: Essa é uma regra para quem quer se aposentar antes do prazo. O processo é o mesmo da regra anterior, mas o segurado precisa trabalhar com a mesma quantidade de anos perdidos para atingir a contribuição mínima.
Regras de pontos: Para se aposentar, é preciso uma pontuação mínima de acordo com idade e tempo de contribuição (a soma dos dois). Em 2023, os homens precisam de uma pontuação de pelo menos 100 pontos (com 35 anos de contribuição) e as mulheres 90 pontos (30 de contribuição).
Idade mínima: Por fim, essa regra vale para quem tem pouco tempo para contribuir. Nesses casos, é necessário ter 15 anos de contribuição, além disso, os homens devem ter 65 anos e as mulheres 60 anos.
O que as pessoas esperam da aposentadoria?
Atualmente, a maioria dos brasileiros pretende receber uma aposentadoria da aposentadoria geral. 44% dos trabalhadores planejam contar com aposentadoria do INSS. As informações são do planejador financeiro Eduardo Forestere, da Planear.
Eduardo encerra sua busca pela aposentadoria. Ela revelou que 19% dos brasileiros acreditam que continuarão trabalhando para se sustentar após a aposentadoria. Outros 9% disseram acreditar que vão acompanhar as aplicações financeiras.
Outros 4% dos entrevistados acreditam que manterão a previdência privada. 3% alugam 1% dizem que vão contar com a ajuda dos filhos ou da família e 1% das economias.
Surpreendentemente o percentual de pessoas que não sabem como vão se manter na velhice, 16%. Entre os integrantes das categorias D e E, a proporção sobe para 24%. Na categoria C, o número de pessoas, neste caso, é de 15%, e em A e B de 9%.
Entre as pessoas que pretendem viver do INSS, o percentual cresce entre as categorias D e E. Nessas duas categorias, 50% das pessoas pretendem viver dessa forma. Na categoria C, o valor é de 44% e nas categorias A e B 35% querem viver do INSS.