Os trabalhadores brasileiros que possuem carteira de trabalho assinada, regidos pela Unificação das Leis do Trabalho (CLT), recebem uma série de direitos. Um deles é o Fundo de Rescisão (FGTS), recurso desenvolvido para funcionários com carteira assinada para protegê-los em caso de demissão sem justa causa.
O acesso ao FGTS é permitido em determinados momentos, alguma aposentadoria, demissão por doença grave e até mesmo durante a aquisição da casa própria. No entanto, para movimentar a economia, outros tipos de saques são emitidos, como o saque de Natal, que permite ao trabalhador acessar parte do saldo, no mês em que nasceu.
O que muitos podem não saber é que os trabalhadores interessados em antecipar um saque de Natal podem contar com essa opção diretamente pelo aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal. De acordo com as informações divulgadas, é possível garantir empréstimos em instituições financeiras usando o saldo de seus recursos como garantia. Quem optar pela Caixa Econômica Federal pode oferecer até cinco parcelas do benefício.
O serviço de previsão da Caixa Tem, disponível desde 2021, e certamente segue critérios como o valor mínimo do empréstimo de R$ 500, além do valor destinado ao saque antecipado, maior ou igual a R$ 200. Outros critérios incluem ter dados atualizados no aplicativo.
Como funciona o pedido?
O primeiro passo não é feito por meio do aplicativo da Caixa, mas pelo aplicativo do FGTS. Ou seja, ao chegar ao programa do fundo, o trabalhador precisa indicar que está comprometido com o sorteio de Natal. A partir daí, o interessado precisa liberar a Caixa para consultar a conta do fundo.
Isso pode ser feito na aba “Home”, que então exibe a função “Autorização de Bancos”. Neste momento, a pessoa encontrará uma lista de instituições disponíveis, então basta escolher uma da Caixa para seguir o procedimento. Só então a pessoa acessará o aplicativo do banco.
Na plataforma, é importante selecionar “Empréstimo de saque de Natal”, realizar uma simulação para ver se tudo está em conformidade e também ler os termos e condições e, por isso, clicar em “Contrato”. Dessa forma, os valores são repassados no próximo dia útil.