Quais os riscos da lipoaspiração e da cirurgia realizada por Luana Andrade

Ex-participante do reality show Power Couple Brasil Luana Andrade morreu nesta terça-feira (7) após complicações durante uma lipoaspiração. Em nota, o Hospital São Luiz, onde a operação foi realizada, informou que a causa da morte do influenciador de 29 anos foi uma embolia pulmonar.

Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o segundo país a realizar mais cirurgias plásticas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Os números são de 2020, ano do último levantamento. Entre os procedimentos mais procurados, a lipoaspiração ocupa o primeiro lugar, seguida pelas cirurgias de prótese mamária e cirurgia de pálpebras.

Apesar de ser o procedimento mais comum, a lipoaspiração, como é frequentemente chamada, ainda apresenta riscos aos pacientes.

O que é Lipo?

A lipoaspiração é o procedimento estético mais popular entre os brasileiros.
Getty Imagens
A lipoaspiração é o procedimento estético mais popular entre os brasileiros.
A lipoaspiração é utilizada para tratar gordura localizada e costuma ser indicada para quem tem excesso de gordura em determinadas partes do corpo.

O procedimento consiste na retirada de gordura através da cânula, que é um tubo metálico oco que é inserido no tecido adiposo. A forma mais comum desse procedimento é a lipoaspiração com bomba geradora de vácuo.

Na cânula, pode ser utilizada a lipoaspiração vibratória, dispositivo que faz com que a cânula vibre, auxiliando na lipoaspiração. Para quebrar as células de gordura, um laser ou gerador ultra-sônico é usado em alguns casos que produzem ondas sonoras acima da frequência audível. Quando as células são quebradas, elas são removidas por um dispositivo de sucção.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais