A decolagem do aniversário de dezembro pelo Fundo Garantidor do Tempo de Serviço (FGTS) ainda está disponível. Neste mês, os assinantes da modalidade periódica de economia podem resgatar até R$ 3 mil.
Declaração
Disponível desde 2020, o aniversário da retirada pelo FGTS permite a retirada parcial do saldo que compõe o fundo de garantia. Anualmente, até 50% dos valores podem ser reembolsados em contas ativas e inativas.
Como o próprio nome sugere, o aniversário dos despojos é sempre emitido pelo FGTS no mês do aniversário do trabalhador. Agora, o resgate é delegado para o aniversário de dezembro. O pagamento pode ser feito até o dia 28 de fevereiro de 2023.
Quem pode resgatar até R$ 3.900 pelo FGTS?
Basicamente, qualquer trabalhador oficial que normalmente tem direito a outras modalidades do fundo, pode recuperar o aniversário de afastamento pelo FGTS. São eles:
- Trabalhadores urbanos;
- Trabalhadores rurais;
- Trabalhadores intermitentes (Lei nº 13467/2017 – reforma trabalhista);
- Trabalhadores temporários;
- Trabalhadores Solteiros
- Safreiros (trabalhadores rurais, que trabalham apenas durante o período de colheita);
- Atletas profissionais (futebolistas, voleibol, etc.);
- O gestor não trabalhador pode ser equiparado a outros trabalhadores sujeitos ao FGTS;
Empregada doméstica.
Regras para sacar o FGTS
Na tese, o trabalhador deve cumprir as regras gerais do programa para realizar o resgate no mês de Natal. Então é importante ter o conhecimento do saldo depositado em mente.
Declaração
É importante estar ciente de que esse modelo impede que o trabalhador realize o cancelamento do FGTS mesmo que seja demitido sem justa causa. Isso porque o período de aniversário da licença pelo FGTS é de dois anos, período em que não se pode fazer uma nova troca no modelo de despojos do FGTS.
Mas ainda assim, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador que escolheu o aniversário do feriado ainda tem direito a uma multa de rescisão de 40% sobre o valor depositado no fundo.
O valor do saque aniversário FGTS
O valor liberado pelo trabalhador por meio desse método é distribuído em intervalos desde o saldo até a conta, que estão sujeitos a uma determinada taxa que determina automaticamente o limite anual de caixa. Verificar!