Com alta taxa de mortalidade, o câncer de pâncreas é um tipo de tumor maligno que, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), não costuma levar a sinais e sintomas nos estágios iniciais. Descubra quais sinais podem passar despercebidos!
Para que serve o pâncreas?
O pâncreas, órgão localizado na parte superior do abdômen, é responsável pela produção de sucos digestivos secretados no trato digestivo. O órgão também produz insulina, que ajuda a controlar a glicose no sangue.
Fatores de risco
Os fatores de risco para o câncer de pâncreas incluem:
- Tabagismo;
- Pancreatite crônica.
- Obesidade;
- Exposição a certos produtos químicos, como amianto, benzeno e hidrocarbonetos clorados.
Sintomas de câncer de pâncreas que passam despercebidos
Como os sintomas são muito leves ou praticamente inexistentes, o diagnóstico de câncer de pâncreas acaba tardio. Por isso, é responsável por 5% de todas as mortes por câncer no Brasil.
De acordo com o Hospital do Câncer Docrates Mehiläinen, os sintomas mais comuns do câncer de pâncreas são perda de peso, dor abdominal superior, dor nas costas e amarelecimento da pele.
O funcionamento do intestino pode mudar, causando diarreia, náuseas e vômitos. Algumas pessoas também podem sentir dor aguda como sinal de câncer.
Outros sintomas de câncer de pâncreas de acordo com o manual MSD são:
- Amarelecimento da parte branca dos olhos.
- Baço aumentado.
- Veias inflamadas e sinuosas ao redor do esôfago e do estômago.
- Diabetes;
- Sede excessiva
- Gases;
- Diarréia aquosa e / ou gordurosa e / ou mau cheiro, levando à perda de peso e deficiência de vitaminas.
- Se você notar esses sintomas, procure atendimento médico imediatamente para obter um diagnóstico correto de sua condição atual.