17 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 19, 2024

Sangue no papel higiênico após defecar: o que pode ser e quando se preocupar?

Veja Também

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Um dos principais motivos para o aparecimento de sangue vivo no papel higiênico após a defecação são as hemorróidas, que é a dilatação das veias localizadas na região retal e anal. Além do sangramento, as hemorróidas também podem causar coceira, dor anal e sensação de bola no ânus. Confira outros sintomas de hemorróidas.

Outra causa comum é a presença de fissuras anais, que são pequenas lesões na borda do ânus, que também podem levar a sangramentos, principalmente após evacuações, e muita dor.

Existem também outras causas de sangramento anal, como diverticulite, pólipos, tumores e outros problemas que podem afetar o reto e o ânus. Portanto, em caso de sangramento anal, é muito importante consultar um proctologista, gastroenterologista ou médico de família, que examinará a região anal, determinará o diagnóstico e recomendará a melhor forma de tratamento.

Em muitos casos, nenhum outro exame adicional é necessário, porém, quando o médico suspeita de outras doenças, ele pode solicitar alguns exames, como a colonoscopia.

Recomendação

Quando há sangue no papel higiênico e essa situação se repete mais de uma vez, recomenda-se consultar um proctologista, gastroenterologista ou médico de família. O profissional examinará a área e solicitará exames para determinar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Qual médico consultar: Proctologista

Leia Mais