Banco Central Anuncia Alterações Urgente no PIX: Prepare-se para Importante Mudança que Começa em 2 Meses: Veja Detalhes

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Bruno Ferreira
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Em julho deste ano, o Banco Central (BC) anunciou seus planos de alterar algumas regras do PIX. As mudanças entrarão em vigor a partir de 1º de novembro de 2024, e aqueles que usam esse mecanismo de pagamento devem estar cientes das diretrizes. 

As mudanças anunciadas pelo Banco Central foram criadas com o objetivo de reduzir fraudes e fraudes com o uso do PIX. A mesma razão pela qual este método de pagamento é o mais vantajoso para a nova geração, e também o que torna esta função uma das mais perigosas. 

O PIX é um pagamento instantâneo, que leva segundos para ser transferido de uma conta para outra. Embora essa velocidade seja boa, também se torna um risco quando fraudes e fraudes são aplicadas. 

As chances de receber seu dinheiro de volta, se você se envolver no golpe, são mais difíceis. Pensando nisso, o banco central decidiu tomar algumas medidas para tornar o processo de pagamento mais seguro. 

Alterações no PIX a partir de novembro de 2024

As mudanças no PIX, que entrarão em vigor a partir de novembro deste ano, dizem respeito a pagamentos feitos por dispositivos não cadastrados no banco. Aplica-se a smartphones (telefones celulares) e computadores. 


Quando a conta é acessada por um dispositivo diferente, o banco limitará o total que pode ser transferido da conta do cliente. A ideia é que, se a transferência não for realizada pelo próprio consumidor, a organização poderá reduzir o PIX e evitar maiores prejuízos. 

A ação será aplicada a dispositivos que nunca foram usados para iniciar uma transação Pix. Nesse caso, o BC recomenda que o cliente cadastre esse novo aparelho no banco, por exemplo, caso haja troca no celular. 

O que muda para o cliente

  • Limite de R$ 200 para transferência de novos aparelhos sem registro no banco;
  • O valor total diário não pode exceder R$ 1.000.

O que está mudando para os bancos

O banco central também observou as mudanças que as instituições financeiras precisam adotar, incluindo:

  • Adotar uma solução de gestão de risco de fraude que inclua informações de segurança armazenadas no Banco Central e seja capaz de identificar transações Pix atípicas ou que não estejam de acordo com o perfil do cliente;
  • Disponibilizar informações – em canal eletrônico com amplo alcance de clientes – sobre os cuidados que os clientes devem tomar para evitar fraudes;
  • Pelo menos uma vez a cada seis meses, os bancos devem verificar se seus clientes têm sinais de fraude no banco de dados do banco central.

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