Sinto tonturas quando acordo, o que pode ser? Estou com alguma doença grave?

Veja Também

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

A tontura geralmente ocorre ao acordar devido à pressão arterial baixa ao se levantar da posição sentada ou deitada. Embora nem sempre tenha uma causa específica, pode estar associada à falta de condicionamento físico, envelhecimento ou, em alguns casos, problemas de saúde.

Assim, a tontura ao acordar pode ocorrer devido a:

  • Desidratação, anemia, sangramento ou glicose alta, condições nas quais o volume sanguíneo é reduzido;
  • Vertigem local paroxística benigna ou labiríntica, que são problemas com as estruturas dentro do ouvido;
  • Problemas cardiovasculares, como arritmias, obstrução da artéria carótida ou insuficiência cardíaca;
  • Neuropatia periférica, por exemplo, devido a diabetes não controlada ou deficiência de vitamina B12;
  • Efeitos colaterais de medicamentos, como anti-hipertensivos, diuréticos ou antidepressivos;
  • Consumo excessivo de álcool, devido aos seus efeitos diuréticos e no sistema nervoso, por exemplo.

A tontura ao acordar pode ser o primeiro sinal de várias condições, especialmente se aparecerem sintomas frequentes, persistentes ou outros, recomenda-se consultar um médico. Confira as principais causas de tontura e o que fazer.

O que fazer se você sentir tonturas ao acordar?

Em caso de tontura ao acordar, recomenda-se ficar de pé lentamente e sentar-se na beira da cama até que a tontura passe, antes de se levantar. Se a tontura persistir, é recomendável procurar ajuda de alguém e consultar um médico o mais rápido possível.

O tratamento da tontura ao acordar deve ser específico para sua causa, portanto, é importante consultar um médico para que ela possa ser identificada. Pode incluir tudo, desde mudanças no estilo de vida ou ajustes na dosagem de medicamentos até cirurgia.

Recomendação

Consulte um médico de família para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais.

Leia Mais