O ano de 2023 está chegando, e com ele novos projetos e sonhos surgem para todos. O início do curso é sempre um bom motivo para estabelecer novas metas, inclusive aquelas relacionadas à gestão financeira pessoal.
Com o aumento do acesso a investimentos no mercado, muitas pessoas optaram por pequenas contribuições, mas isso ajuda na educação financeira e no ensino de como lidar com entradas e saídas de dinheiro no ambiente doméstico.
Alguns elementos são muito importantes para quem quer começar o novo ano com as finanças até a hora marcada. Aqui está o que:
1 – Você tem uma reserva
Para a maioria das pessoas, a parte difícil é começar a economizar, mas não se atenha a isso! Comece a reservar, mesmo que pequenos valores sejam armazenados, pois essa tarefa é necessária para incorporar esse hábito ao seu estilo de vida.
Lembre-se de que ter como se proteger em uma emergência lhe dará mais paz de espírito quando confrontado com eventos potencialmente inesperados. Por isso, é essencial controlar o seu orçamento, detalhando receitas e despesas mensais.
2 – Crie metas
A regra básica das finanças pessoais é a definição de metas. Ou seja, desenvolva seu próprio objetivo, pois isso facilitará a visualização dos passos necessários para alcançá-lo.
Além dessa etapa, conheça seus gastos básicos e veja todos os planos possíveis para sua renda. Esse tipo de exercício nos ajuda a entender para onde vai nosso dinheiro, onde podemos economizar e quais são nossas prioridades de vida.
3 - Investimentos rentáveis
Conheça o mercado financeiro. Mesmo que seja faseado, conhecê-lo ajuda a aumentar e fortalecer o patrimônio pessoal. Para quem vê o mundo dos investimentos, é muito rentável acompanhar a análise de especialistas de mercado para tomar boas decisões.
4 - Atenção aos cartões de crédito e empréstimos
Sabemos que conseguir crédito no mercado é sempre interessante, porém, o ideal é nunca abusar dessas possibilidades, pois as finanças só se mantêm organizadas e saudáveis quando usamos esses recursos de forma resoluta.
Um cartão de crédito, por exemplo, é uma excelente ferramenta para quem sabe como mantê-lo. Evite pagar parcelas, juros, taxas e despesas de cobrança.
5 - Endividar-se completamente
Além de seus novos objetivos, faça um grande esforço para pagar as dívidas pendentes. Comece com aqueles que são mais altos ou que geram mais interesse, para que eles não continuem a crescer.
Outro ponto importante é a negociação de dívidas, pois é do interesse de quem recebeu crédito receber o valor devido por você. Portanto, aproveite a oportunidade para alcançar bons valores nas negociações.
6 – Olhe para a aposentadoria
Por último, mas não menos importante, cuidado com a sua aposentadoria.
Quando você parar de trabalhar, você definitivamente vai querer viver confortavelmente, e para alcançar esse objetivo nem sempre é simples, você precisa economizar o suficiente a partir de agora, fazendo contribuições periódicas.
Lembre-se de que quanto mais cedo você começar, mais fácil será fazer o investimento necessário.