A divisão de direção autônoma da Hyundai, Mobis, revelou um novo carro que promete ser um sucesso entre as pessoas que não podem ou odeiam o farol nas ruas do país. O carro apresenta uma nova unidade de roda e foi introduzido durante a CES 2023 em Las Vegas. O dispositivo chamado e-Corner foi emparelhado com o modelo Ioniq 5 da marca sul-coreana.
Ao contrário do outro conceito de carro, discutido anteriormente, a nova unidade já vem de fábrica com seu próprio motor elétrico, amortecedor, direção e freios. Portanto, é um pacote completo que pode ser instalado em veículos, quem sabe, em um futuro próximo.
Os primeiros resultados da unidade facilitadora do farol foram estimados em 2018
Vale ressaltar que ainda em 2018 o sistema realizou seus primeiros testes e impressionou muita gente. Os resultados já mostraram que o objetivo pode se tornar uma coisa do passado para a maioria dos motoristas ao redor do mundo. Afinal, o sistema permite que o carro fique em pé como se estivesse “de lado” – por isso o nome “carro de caranguejo”, referindo-se a crustáceos que andam de lado a maior parte do tempo.
Modelo IONIQ 5 com e-Corner
Como o mentor trabalha com o novo sistema?
Na prática, o que acontece é que o carro chega ao lado da vaga desejada, onde o motorista só deve se certificar de que o carro vai caber nele. Para isso, o próprio carro deve apresentar sensores que tenham mostrado a possibilidade de estacionamento.
Em seguida, as rodas giram até 90 graus, ou seja, até se tornarem completamente perpendiculares à calha. Assim, o carro “desliza” para o lado e entra na vaga perfeitamente, sem ser tão preciso quanto esforço e manobras intermináveis como em um farol comum.
O e-Corner permite que o carro seja conduzido na diagonal, por exemplo, além de permitir uma mudança completa de direção, sem ter que ligar o AIS. Por outro lado, se você virar uma rua, o carro é capaz de girar 180 graus sem ter que realizar muitas manobras.
Sem dúvida, estamos diante de uma tecnologia que pode ser uma mão ao volante de muitos motoristas no futuro. E aí, está pronto?