O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a emitir pensões e pensões para mais de 36 milhões de segurados na segunda-feira, 24 de abril. Pagamentos de abril O calendário vai até 8 de maio para ambos os grupos.
Com os novos depósitos, surgiu uma dúvida para quem aguardava a previsão de 13 do INSS em 2023: a sobretaxa será paga entre abril e maio? Vamos responder a essa pergunta e tirar outras dúvidas neste post.
É esperado 13 salários do INSS?
O abono adicional para os segurados do INSS já está garantido em 2023. No entanto, ainda não há definição de quando esses recursos serão liberados. Como nos últimos três anos, esperava-se que o décimo terceiro salário fosse pago devido à pandemia, era normal que a previsão fosse renovada em antecipação ao pagamento em 2023.
No entanto, para liberar esses recursos, é necessário que o governo antecipe as datas de depósito, pois a primeira parcela do subsídio tradicionalmente cai em agosto e o segundo pagamento lá em novembro.Até o momento, a posição do governo é que não haverá expectativa para o 13º salário, apesar das notícias de que o Ministério da Economia ainda está considerando a medida. O Instituto também não tomou posição sobre possíveis avanços no calendário.
INSS Décimo Terceiro: Quando cai o lote 1?
Tradicionalmente, o abono adicional para aposentados e aposentados do INSS é depositado em duas datas: a 1ª parcela cai junto com o vencimento de agosto e a 2ª parcela é depositada junto com o calendário de novembro.
O décimo terceiro é pago a mais de 30 milhões de brasileiros que recebem aposentadoria, pensão por morte, assistência por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-prisão. Os segurados que recebem Benefício Continuado (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao benefício.
Em anos anteriores, o governo federal fixou a 13ª expectativa salarial do INSS, pagando duas parcelas de direito nos calendários de abril e maio.
Por esse motivo, já é possível confirmar que o décimo terceiro do INSS não será pago antecipadamente no primeiro semestre, uma vez que o depósito acumulado de abril começou na última segunda-feira, 24, abaixo do valor especificado para o décimo terceiro salário.
Calendário INSS 13
Se o governo federal “bater o martelo” e decidir que não haverá projeção de propina, o décimo terceiro calendário do INSS em 2023 segue as projeções de pagamento para agosto e novembro. Confira as datas completas:
Já a segunda parcela do abono cai no calendário de novembro, que inicia a partir do dia 24/11. Veja datas:
Calendário do INSS em maio
Atualmente, o INSS paga pensões, pensões e benefícios referentes ao mês de abril, no calendário que começou na segunda-feira, hoje 24/04. Os primeiros grupos a receber dinheiro são segurados que recebem até o salário mínimo. Uma semana depois, o órgão começa a liberar o pagamento para quem receber benefícios superiores a R$ 1.302.
Para saber a data em que você recebe o benefício do INSS, é necessário anotar o número do cartão em que você recebe aposentadoria, pensão ou auxílio. O número final do cartão, independentemente do número de verificação (o número que vem após o traço), é o que indica a data em que você receberá o dinheiro. Por exemplo: O cartão com o número 123.456.789-0 indica o final 9.
Calendário de pagamentos do INSS de abril para quem ganha um salário mínimo:
- 24 de abril (segunda-feira) – benefício final 1
- 25 de abril (terça-feira) – benefício final 2
- 26 de abril (quarta-feira) – benefício final 3
- 27 de abril (quinta-feira) – benefício final 4
- 28 de abril (sexta-feira) – benefício final 5
- 02 de maio (terça-feira) – benefício final 6
- 03 de maio (quarta-feira) – benefício final 7
- 04 de maio (quinta-feira) – benefício final 8
- 05 de maio (sexta-feira) – benefício final 9
- 08 de maio (segunda-feira) – benefício final 0
Calendário de pagamentos do INSS de abril para quem ganha mais que um salário mínimo:
- 02 de maio (terça-feira) – benefícios final 1 e 6
- 03 de maio (quarta-feira) – benefícios final 2 e 7
- 04 de maio (quinta-feira) – benefícios final 3 e 8
- 05 de maio (sexta-feira) – benefícios final 4 e 9
- 08 de maio (segunda-feira) – benefícios final 5 e 0