O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lança nesta segunda-feira, 22, o cartão virtual Meu INSS+. A avó, em parceria com o Ministério da Previdência Social, busca oferecer mais inclusão e benefícios aos segurados por meio de uma parceria com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
A carteira virtual Meu INSS+ está com lançamento marcado para as 15 horas desta segunda-feira (22) e até o momento pouco se sabe sobre o funcionamento da nova plataforma. Segundo o órgão, o cartão será totalmente virtual e disponibilizado pela Dataprev no aplicativo Meu INSS.
O ministro da Previdência, Carlos Lópé, destaca que “o cartão virtual Meu INSS+ representa mais cidadania, mais parceria, mais inclusão, mais qualidade de vida para aposentados, aposentados e beneficiários do INSS”.
Meu cartão INSS+
O cartão virtual Meu INSS deve oferecer aos aposentados e pensionistas alguns benefícios como: descontos em cinemas, shows, academia, lojas, cupom de desconto em viagens, telemedicina e outros.
No Banco do Brasil, os benefícios estarão disponíveis para quem também não é correntista no banco. Na Caixa, os benefícios serão exclusivos para quem recebe aposentadoria ou benefícios da instituição financeira.“Neste primeiro momento, a parceria será com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, mas vamos buscar outros bancos e entidades públicas e privadas para entrar no Meu INSS+”, acrescenta o presidente interino do instituto, Glauco André Fonseca Wamburg.
O INSS estima que mais de 400 mil cidadãos acessam o aplicativo ou site Meu INSS para emitir uma declaração de benefícios em formato PDF. A carteira Meu INSS+ beneficiário terá como público-alvo esse público que além de comprovar o vínculo com o INSS poderá usufruir do “Clube de Benefícios”.
“A carteira do beneficiário é um documento que comprova o recebimento dos benefícios do INSS e tem como objetivo facilitar o acesso aos dados previdenciários úteis ao segurado no dia a dia. Além disso, foi identificada a oportunidade de permitir que o segurado tenha acesso aos benefícios e benefícios que serão oferecidos por meio de entidades públicas e privadas”, explica Ailton Nunes.
Como emitir um cartão Meu INSS +
- Acesso ao aplicativo Meu INSS;
- Na página principal do aplicativo, clique no item “Carteira de Beneficiário”;
- selecionar uma foto da carteira do beneficiário;
- Clique na caixa que indica que você “entende que ao oferecer a carteira, os dados dos benefícios serão compartilhados por meio de um código QR” e, em seguida, clique em “Continuar”;
- Pronto, a carteira do beneficiário estará disponível.
Site e app Meu INSS fora do ar
Também nesta segunda-feira, quando está previsto o lançamento do cartão Meu INSS+, as plataformas digitais do instituto passam por uma instabilidade que afeta milhões de brasileiros.
Afastado da transmissão desde o último domingo, o aplicativo Meu INSS não permite que aposentados e pensionistas se refiram ao valor do décimo terceiro salário, que começa a ser pago na próxima quinta-feira (25), e também impede que os cidadãos consigam baixar o informe de rendimentos para preencher a declaração do Imposto de Renda que entra na etapa final nesta semana.
Você tem que ver: Site do INSS fora do ar: Consulta sobre valor 13 e informe de rendimentos ainda não disponível
Segundo a Dataprev, uma paralisação não programada ocorreu durante o domingo (21), mas a empresa já fez os ajustes necessários no sistema para voltar a operar normalmente.
No entanto, alguns períodos de instabilidade devem ocorrer no site e aplicativo do INSS ao longo desta segunda-feira.