Trabalhadores, aposentados e pensionistas que não podem esperar pelo calendário normal da gratificação natalina podem contar com a expectativa do 13º salário. Nem todos serão beneficiados com o adiantamento, será necessário aprovar o procedimento e suportar todas as regras que implicam essa ação.
A expectativa salarial do 13º do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para este ano não deve se confirmar. Pelo menos é o que revela o Ministério da Previdência, lembrando que o calendário pré-pandemia deve voltar. No entanto, há formas de proceder com a liberação dos juros.
Como pedir adiantamento salarial do 13°?
Idosos aposentados, aposentados ou que continuam trabalhando, têm a opção de solicitar um adiantamento do salário 13. Nesse caso, terão que contar com a mediação do setor privado, já que por lei o direito não é concedido após a data.
Os trabalhadores recebem a primeira parcela até novembro e a segunda até dezembro. Os aposentados recebem o primeiro até agosto e o segundo até novembro. A menos que solicitado de:
- Antecipação por parte dos bancos.
- As duas parcelas podem ser esperadas, mas há uma cobrança de juros que reduz o valor principal;
- Funciona como um empréstimo, já que o banco oferece o valor a ser pago de 13, mas o recebe no lugar do trabalhador ou pensionista ao fazer um pagamento regular.
Onde pedir adiantamento salarial 13º?
Cada banco tem suas próprias regras em antecipação de salário 13. Mas a maioria espera o seguinte:
- O adiantamento deve ser feito no banco onde é pago o salário mensal;
- O banco só autoriza o adiantamento se o trabalhador tiver estabilidade no emprego (trabalha há mais de 12 meses), se estiver aposentado ou aposentado;
- As taxas de juros mudam de acordo com cada banco.
O pedido pode ser feito no aplicativo ou no caixa eletrônico, vale a pena conferir o limite disponível.