Os brasileiros que precisam emitir a primeira ou nova faixa do RG (Registro Público) podem contar com o agendamento online na maioria das regiões do país. O procedimento reduz o tempo de espera pelo principal documento de identidade aceito no Brasil, além de permitir que o pedido seja estimado.
Para iniciar o processo sem sair de casa, o cidadão deve procurar o site do órgão responsável pelo processo em sua cidade ou estado. Geralmente, o trabalho é realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) ou pela Polícia Civil.
Como agendar?
Como mencionado, o interessado precisa conhecer o órgão responsável por fazer identidades em sua cidade.
No entanto, o Departamento de Trânsito (Detran) também cuida da emissão do RG em alguns locais, por isso é necessário se informar com antecedência.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a operação é realizada pelo Detran. Em São Paulo, quem cuida disso é a Poupatempo, enquanto em Minas Gerais é o Instituto de Identificação da Polícia Civil que fabrica o RG.
Nos sites dessas e de outras agências, também é possível descobrir preços, horários e locais de atendimento. Assim, você se programa e evita perder tempo esperando na fila.
O que preciso fornecer?
Para solicitar um documento de identificação, o cidadão precisa fornecer alguns documentos e fotos, além de coletar impressões digitais. Esta etapa do processo é presencial, mas o agendamento on-line é projetado para torná-lo mais rápido e eficaz.
Na data e horário especificados, basta comparecer ao local indicado e apresentar sua certidão de casamento ou nascimento e uma foto de 3×4. Em quase todos os estados, a primeira faixa do RG é gratuita, mas há uma taxa a partir da segunda.