O calendário do Bolsa Família para o mês-base já foi definido para novembro. Como regra, os beneficiários receberão a parcela em ordem escalonada, dependendo do último dígito do documento Nis. Aqueles com 1 final, por sua vez, serão os primeiros a receber o valor.
No entanto, as regras do governo federal permitem políticas preconcebidas em certas circunstâncias. Para se ter uma ideia, ainda em outubro, 686 municípios foram presenteados com o procedimento, com juros depositados no primeiro dia do calendário mensal.
Portanto, os beneficiários com o adiantamento não precisam esperar pelo incrível cronograma tradicional. Mas, afinal, o mesmo acontecerá com o novo lote, que diz respeito ao mês-base de novembro? Vamos entrar nos detalhes abaixo.
Vale lembrar que o Bolsa Família é apenas para quem tem renda familiar mensal de R$218,00 por pessoa (por pessoa). Além disso, todos os membros da família devem estar cadastrados no CadÚnico, atualizando os dados no CRAS ou módulo de atendimento.
A consulta atualizada para o novo lote estará disponível na semana em que os pagamentos começarem, ou seja, 18/11. Basta acessar o aplicativo oficial do programa, disponível para Android e iOS, ou entrar em contato diretamente com o Disque Social através do número de telefone 121.
Como funciona a política de expectativa?
De acordo com as regras do Bolsa Família, a parcela mensal do programa pode ser esperada para beneficiários residentes em municípios por decreto de calamidade ativa ou emergência pública, desde que seja oficialmente reconhecido pelo governo federal.
A lista atualizada das cidades atendidas é divulgada mensalmente no portal GOV.BR. Em outubro, por exemplo, 686 municípios tiveram a quantidade prevista no primeiro dia do calendário, entre eles: Rondônia, Amazonas, Rio Grande do Sul, Acre, São Paulo e Sergipe.
Essa medida foi aceita em decorrência das chuvas em alguns municípios desses estados, e o principal motivo em São Paulo corresponde às consequências dos incêndios florestais. Na Republika Srpska, um decreto específico estará em vigor até ao final do ano.
Nesse caso, todos os beneficiários do estado continuarão recebendo prêmios antecipadamente até o final do ano, sempre no primeiro dia de cada cronograma mensal do Bolsa Família. Portanto, os inscritos também têm direito ao adiantamento em novembro e dezembro.
Quem terá valor antecipado em novembro?
Conforme descrito anteriormente no contexto, o seguinte público tem direito ao pagamento de novembro no primeiro dia da programação, 18/11, sem ter que esperar pelo espetáculo:
- Todos os beneficiários no Rio Grande do Sul por causa do decreto que mantém as medidas emergenciais, especificamente devido às enchentes no primeiro semestre do ano. A política de previsão estará em vigor até o final deste ano.
- Inscritos de outras localidades que estejam em municípios em situação ativa de desastre/emergência em novembro, desde que reconhecidos pelo governo federal.
- Os demais grupos, que não têm direito ao adiantamento, devem seguir a ordem de sobreposição de datas, conforme tabela a seguir: