O trânsito no Brasil é o segundo pior do mundo para dirigir: só está atrás da Rússia, que ocupa o primeiro lugar no ranking mundial. Isso está de acordo com um estudo divulgado pela plataforma de cupons de desconto CupomValido.com.br com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Compare The Market.
O ranking leva em conta quatro fatores: o custo de manutenção do veículo em relação à renda do país (incluindo combustível), a quantidade de congestionamento, a qualidade das rodovias e a taxa de mortalidade no trânsito.
A Rússia tem as piores classificações de qualidade rodoviária (2,9) de congestionamento (37%) entre todos os países no ranking. No entanto, a taxa de mortalidade no trânsito é menor do que no Brasil: de fato, aqui, os cidadãos ainda alocam um percentual menor da renda para a manutenção do veículo. Confira o ranking completo:
No outro extremo, a Dinamarca é o melhor país de condução do mundo para os motoristas. O país tem uma das menores taxas de mortalidade no trânsito do planeta: apenas 3,7 por 100 mil pessoas. Além disso, distinguem-se por estradas de alta qualidade (5,5) e baixo congestionamento (18%).
O segundo lugar ficou com os Estados Unidos. Apesar da alta taxa de mortes por acidentes de trânsito, o país registra baixos níveis de congestionamento (14%) e custos de manutenção (os mais baixos entre todos os países). Confira o ranking global: