Brasileiros ainda tem valores a receber: R$ 8,5 bilhões estão disponíveis ainda para saque; Veja como consultar pelo banco central

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Bruno Ferreira
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Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

O valor refere-se, especificamente, aos valores que os consumidores esqueceram em bancos, cooperativas ou outras instituições financeiras

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (7) que R$ 8,51 bilhões estão disponíveis para saque. O valor pode ser sacado do sistema de recebíveis (SVR) e indica, especificamente, valores que os consumidores esqueceram em bancos, cooperativas ou outras instituições financeiras.

De acordo com os últimos dados do Banco Central, 41.285.530 pessoas físicas ainda têm recursos a receber, que juntos somam mais de R$ 6,5 bilhões. O total de pessoas jurídicas é de 3.421.657 que podem recuperar cerca de R$ 1,9 bilhão.

Quantos fundos esquecidos foram devolvidos?

O pagamento pelo sistema de recebíveis do Banco Central teve início em janeiro de 2024 e até o momento foram devolvidos R$ 7,39 bilhões. Desse total, 20.146.702 pessoas físicas sacaram mais de R$ 5,44 bilhões, enquanto 1,5 milhão de pessoas jurídicas conseguiram recuperar R$ 1,95 bilhão.

Como consultar contas a receber?

Para saber se você tem direito ao saque, é necessário consultar o site do próprio sistema de recebíveis. Também é possível consultar os valores esquecidos de familiares falecidos e solicitar o reembolso. Neste endereço mencionado, o consumidor deve clicar em “Verifique se você tem fundos para receber”. Insira os dados e clique em “Consulta”.


Como você solicita um reembolso?

Após fazer a consulta e verificar a presença de valores a serem recebidos, será necessário clicar no botão “Acesso ao SVR”. Se não houver fila, leve o consumidor para a página de login da conta gov.br.

  • Para acessar seus valores (individuais) ou de pessoa falecida, sua conta gov.br deve ser do nível prata ou ouro.
  • Para acessar os valores das pessoas jurídicas, sua conta deve ter um CNPJ gov.br associado a ela (qualquer tipo de link, exceto funcionário).

O consumidor terá 30 minutos dentro do sistema. De acordo com o Banco Central, esse tempo é suficiente para fazer tudo o que você precisa, mas preste atenção no relógio no canto superior da tela.

O pedido de reembolso é apresentado no próprio sistema de direitos. Neste caso, será necessário:

  • Selecione uma das chaves Pix (campo obrigatório) e insira seus dados pessoais;
  • Guarde o número do protocolo para entrar em contato com a instituição, se necessário.
  • De acordo com o banco central, mesmo que o consumidor se refira à chave Pix, a organização pode devolvê-la por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada.

Qual é o prazo de pagamento do “dinheiro esquecido”?

O prazo de pagamento dos fundos é de até 12 dias úteis em caso de pagamento via Pix. Nos demais casos, o prazo é definido pela instituição financeira. De acordo com o banco central, ele não é obrigado a pagar no prazo de 12 dias úteis.


Além disso, a Fundação pode entrar em contato com você por telefone ou e-mail para confirmar sua identidade ou fazer perguntas sobre como retornar. Esta é uma medida para sua segurança e a segurança da instituição. No entanto, não dê senhas a ninguém.

Se o sistema oferece a opção de pedido aqui, mas não possui uma chave Pix disponível para selecionar:

  • Entre em contato diretamente com a instituição financeira por telefone ou por e-mail que você informou para providenciar um formulário de devolução.
  • Se preferir, crie uma chave Pix e retorne ao sistema para pedir o valor.

Se o sistema não oferecer a opção de pedido aqui:

Entre em contato diretamente com a instituição financeira por telefone ou por e-mail que você informou para providenciar um formulário de devolução.

Como consultar os valores a receber de pessoas falecidas?

Os herdeiros podem verificar se há algum valor esquecido por um familiar falecido em bancos, instituições financeiras e cooperativas.

O primeiro passo que um herdeiro interessado deve dar é acessar o mesmo site SVR. Para isso, é necessário saber o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.

Ao acessar o sistema de recebíveis, será necessário fazer login na conta gov.br. Devido ao sigilo bancário, a conta deve ser do nível prata ou ouro.

Neste momento, a pessoa terá acesso aos valores das pessoas falecidas dentro do sistema e terá que informar o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.

É necessário ler e aceitar o termo responsabilidade pela consulta de dados de terceiros. Para acessar os dados da pessoa falecida, o consumidor deve ser herdeiro, tutor, executor ou representante legal.

Na tela do sistema aparecerá:

  • O nome e os dados de contato da organização que deve devolver o valor;
  • A origem (tipo) do montante devido;
  • O intervalo do valor a ser recebido.

O próximo passo será entrar em contato diretamente com a instituição sobre os documentos necessários para enviar para receber o valor da pessoa falecida.

Como criar uma conta gov.br?

É possível criar uma conta gov.br pelo aplicativo ou online, clicando em “Entrar com gov.br”. Na tela inicial, insira seu CPF e clique em “Continuar”. Se você não tiver uma conta gov.br, direcione-o para criar uma.

Antes de mais nada, se um consumidor tiver CNH ou biometria facial na Bolsa de Valores de Tóquio, ele reconhecerá o rosto por meio do aplicativo gov.br. Se tudo correr bem, a conta já será dourada ou prateada, e na telinha você verá a mensagem de sucesso.

Caso você não tenha CNH ou biometria na Bolsa de Valores de Tóquio, você pode criar a conta através de bancos autorizados. Assim, a conta será de prata. Mas, se não for possível criar uma conta em um banco autorizado, será necessário responder a um questionário online e gerenciar uma conta de consumidor bronze.

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