Fim do Cartão de Crédito em 2025? Entenda a Declaração do Presidente do Banco Central e o Que Isso Significa para 2025

Veja Também

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

O cartão de crédito é muito utilizado pelos brasileiros, principalmente para compras de longo prazo, e é uma alternativa de pagamento para quem não pode arcar com o custo total da compra. No entanto, a chegada de novos formatos de pagamento colocou o cartão de crédito em risco.

Atualmente, o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros é o PIX. Com a garantia de pagamentos instantâneos, permite mais praticidade. Inicialmente, os pagamentos eram feitos usando apenas fundos na conta bancária de um cidadão.

No entanto, agora também é possível implementar o PIX usando a função de crédito. No entanto, a novidade é limitada a algumas instituições bancárias que disponibilizam o recurso para seus clientes.

Em breve, a função de crédito pode se tornar nativa no PIX. De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a expectativa é que a novidade esteja disponível a partir do final de 2025. Com a mudança, segundo o chefe do Banco Central, não será supérfluo o uso do cartão.

“Você não precisa mais pegar o cartão, pode fazer o trabalho do cartão de crédito diretamente com o banco”, disse ele em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Entenda como o PIX pode trabalhar com crédito:

  • O novo método permitirá que o cliente obtenha um limite de crédito já estabelecido dentro do próprio PIX;
  • Com isso, ele não precisará solicitar crédito via cartão para o recurso disponível;
  • o valor pode ser utilizado para pagamentos via PIX, garantindo maior comodidade tanto para o consumidor quanto para o lojista;
  • Atualmente, já é possível fazer esse tipo de pagamento parcelado, reduzindo assim os custos de curto prazo para o comprador;
  • O Banco Central ainda está desenvolvendo a nova função de crédito no PIX;
  • Portanto, será necessário esperar até 2025 para acessar a ferramenta.

Leia Mais