Na semana passada, o governo federal lançou um novo cartão de crédito para MEI (Proprietários de Pequenas Empresas Individuais), por meio do Departamento de Empreendedorismo, Pequenas Empresas e Pequenas Empresas.
A novidade, que tem como objetivo facilitar a atuação empresarial e fomentar o empreendedorismo, foi apresentada durante a MPE Week, evento realizado pelo Banco do Brasil para apoiar os pequenos negócios.
Entre as principais vantagens de um cartão de crédito – que também funcionará na função débito – estão o parcelamento anual zero e o parcelamento da compra, além do pagamento simplificado de contas.
“A possibilidade de o empresário fazer compras parceladas utilizando o cartão exige cuidados, uma vez que o crédito deve ser tratado com muito rigor para evitar que o empresário e seus familiares se endividam de forma descontrolada”, alertou o presidente do conselho deliberativo do Sebrae/CE e vice-presidente da Fecomércio, Cid Alves, no evento de lançamento do cartão.
O cartão é personalizado com um novo logotipo exclusivo da MEI, além de um código QR que redireciona para o portal do empreendedor. Também oferece treinamento gratuito de empreendedorismo por meio da PJ League, além de acesso à plataforma Universo Ourocard, onde os clientes podem ganhar prêmios participando de desafios e jogos.
Como funciona um cartão MEI
No momento, o cartão de crédito é apresentado apenas pelo Banco do Brasil, ou seja, os interessados devem procurar uma agência da instituição financeira. Espera-se que outros bancos comecem a trabalhar com o cartão em breve.