O cruzeiro era uma antiga unidade monetária no Brasil, que foi usada como moeda oficial do país em diferentes momentos de sua história. Introduzida pela primeira vez em 1942, a moeda sofreu mudanças e reparos ao longo dos anos.
No entanto, devido à inflação e à instabilidade econômica, os cruzeiros foram gradualmente substituídos por novas unidades monetárias. Em 1994, houve uma transição para o rial, que continua sendo a moeda oficial do Brasil até hoje, proporcionando maior estabilidade financeira ao país.
Mas você sabia que a conta de mil cruzeiros pode valer até mil riais? Isso mesmo, uma nota antiga que circula no Brasil há mais de 30 anos pode ser um tesouro escondido na sua carteira ou no seu cofrinho.
Nota Um Mil Cruzeiro: História e Curiosidades
No entanto, vale ressaltar que nenhuma nota de mil cruzeiros tem esse valor. Uma observação de interesse dos colecionadores é aquela com a imagem de um casal indígena de Karajás no verso e a imagem de Cândido Rondon no rosto.
O fato é que esse memorando foi emitido em 1990, em homenagem ao centenário do início das atividades de exploração geográfica e implantação de linhas telegráficas do engenheiro militar e sertanista, que é considerado o patrono das comunicações no Brasil. A nota ficou em circulação por apenas quatro anos, até 1994, quando foi substituída pelo Real. Por isso, é considerada rara e de difícil acha.
A tiktoker chamada “Rare Coins 1994” afirma que está disposta a pagar até mil reais por essa nota, desde que esteja em boas condições. Ele diz que é apaixonado por moedas e cédulas antigas, que coleciona desde criança. Assista ao vídeo abaixo:
@.mudinhooriginal Abuuuu ataca taxista kkkk . . . #humor #viral #alegria #tiktok #humortiktok #comedia #alegri #motorista #fypシ #taxi #taxidriver ♬ som original – MUDINHOORIGINAL
Mas será que essa observação realmente vale a pena?
De acordo com o canal do YouTube ‘Ozzy Oliveira’, que consultou autores de moedas brasileiras, a cédula vale entre R$ 3 e R$ 50, dependendo de sua condição. Ou seja, a oferta do TikToker é muito maior do que o valor de mercado da nota. No entanto, isso não significa que não seja valioso para quem gosta de colecionar itens históricos e culturais.
Isso porque a nota de mil cruzeros com a imagem de Karajás é uma das mais belas e representativas da moeda brasileira. Afinal, retrata a diversidade étnica e cultural do país, além de homenagear um dos grandes nomes da história.
Finalmente, se você tiver uma nota como essa salva, você pode se considerar sortudo. E se você quiser vendê-lo, você pode tentar negociar com o TikToker ou outros colecionadores. No entanto, se você quiser guardá-lo como lembrança, pode ter certeza de que tem um pedaço da nossa história em suas mãos.