Recentemente, um novo grupo de brasileiros recebeu um privilégio popular do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse é um pagamento que, antes, era limitado por algumas regras, mas flexibilizado para abranger mais pessoas que precisam desse auxílio extra.
Dessa forma, se você é um dos beneficiários que tem direito ao pagamento, continue acompanhando a próxima matéria para não perder informações sobre a mudança, além de conferir como funciona o acesso.
Salário-maternidade vai abranger mais mulheres
A princípio, dois novos grupos poderão receber salário-maternidade do INSS: essas gestantes de 16 anos e as mulheres da etnia Makuchi. O benefício, que pode chegar a R$ 1.200 por um determinado período, é destinado a mulheres em três situações diferentes:
- Estão grávidas e prestes a receber o bebê;
- Que sofreram um aborto espontâneo;
- Aqueles que concluírem o processo de adoção ou custódia judicial.
Dessa forma, a mulher pode ter ajuda financeira ao passar por esse momento, para que se recupere física, emocional e psicologicamente. No entanto, diversas categorias de pessoas podem receber o benefício, sejam elas aquelas que trabalham com carteira assinada, desempregados, pequenos empreendedores individuais (MEIs), trabalhadores rurais, contribuintes voluntários, trabalhadores domésticos, etc.Note-se que, para que uma mulher seja remunerada, ela deve ter contribuído para a previdência social por pelo menos dez meses. Quem não tem carteira, a regra vale para outras formas de contribuição, como o segurado privado.
Veja também: Todos os segurados do INSS podem emitir o novo cartão? Saiba como garantir o que é certo para você!
Como acontece o franchising pelo INSS?
Além disso, algumas das formas de solicitar o benefício são por meio da empresa, informando o empregador de qualquer um dos casos e comprovando-os por meio de documentos (médicos ou judiciais) ou pela internet. Quem quiser fazer o processo online pode baixar o aplicativo Meu INSS (Android: https://bityli.com/RXNFG ou iOS: https://bityli.com/xnBqul) e fazer o seguinte:
- Faça o login e, uma vez no aplicativo, clique em “Novo Pedido”;
- Em seguida, escolha “Salário-maternidade urbano” ou “Rural”;
- O próximo passo é escolher qual dos serviços corresponde à sua situação, lendo as instruções e seguindo a solicitação.
Por fim, após o requerimento de habilitação, o INSS analisará o pedido, com prazo de trinta dias para que o pagamento seja liberado. Deve-se notar que as mães que dão à luz crianças podem solicitar o método até cinco após o nascimento. Além disso, também há a possibilidade de fazer o pedido até 28 dias antes da entrega, sempre apresentando documentos.
O benefício é pago em um período de 120 dias, que corresponde ao tempo necessário para a licença-maternidade. Para saber mais informações, o interessado pode ligar para o número de atendimento do INSS, que é o 135.