Os passageiros a bordo do voo NH106 da All Nippon Airways (ANA), voando de Tóquio, Japão, para Los Angeles, EUA, testemunharam o fenômeno único de comemorar o Ano Novo duas vezes devido a diferenças de fuso horário.
O voo, que decolou às 00h50 de 1º de janeiro de 2024 de Tóquio, pousou em Los Angeles em 31 de dezembro de 2023, permitindo que os passageiros experimentassem virtualmente a virada do ano duas vezes. Este incidente incomum é o resultado da grande diferença de tempo entre as duas cidades, com Tóquio 17 horas à frente de Los Angeles.
O itinerário contribuiu para essa experiência de viagem no tempo. A rotação da Terra e a localização de fusos horários significam que, ao viajar da Ásia para a América do Norte, está-se “voltando no tempo”. Isso porque o avião cruza a Linha Internacional de Mudança de História, localizada no Oceano Pacífico entre a costa leste da Ásia e a costa oeste da América do Norte. Com os voos cruzando essa rota, há uma mudança de data, o que explica por que os passageiros pousaram no voo NH106 no dia anterior em comparação com seu horário de partida.
✈️ | Curiosidad aérea: el vuelo #NH106 despegó de Tokio en 2024 y aterrizará en Los Ángeles en 2023, ¡permitiendo a sus pasajeros celebrar el Año Nuevo dos veces! Un fenómeno único gracias a las zonas horarias. 📸: @flightradar24 pic.twitter.com/XC9gsQLxEW
— UHN PLUS (@UHN_Plus) December 31, 2023
O voo percorreu uma distância de mais de 8.000 quilômetros, conforme registrado pelo FlightAware, e durou 9 horas e 24 minutos. Este tipo de viagem não é exclusivo do voo NH106. Outros voos da Ásia para a América enfrentam ajustes de horário semelhantes. Ao cruzar a linha internacional de mudança de data, os voos da Ásia para a América “voltam no tempo”, enquanto o oposto acontece para os voos da América para a Ásia.