Em parceria com o Google, o Centro de Integração da Escola de Negócios (CIEE), uma ONG de inclusão social e emprego, oferece 70.000 bolsas de estudo integrais com foco em tecnologia. A ideia do programa é incentivar a integração de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
De acordo com dados do Google, pelo menos 88% das pessoas que concluíram os cursos alcançaram progresso profissional.
As vagas serão distribuídas em sete cursos: Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos, UX Design, Marketing e E-Commerce, e Cibersegurança e Inteligência Artificial, que são ministrados remotamente pela plataforma Coursera. Aqueles que completarem a carga horária (10 horas semanais durante 6 meses) e passarem nos exames receberão um certificado de conclusão emitido pelo próprio Google.
Para que você precise participar do programa, você deve ter mais de 16 anos. Também é necessário estar presente ou cursar ensino médio, técnico ou superior; morar no Brasil; ter conta de e-mail e acesso à Internet. Não é necessária experiência anterior.
Microsoft anuncia 5,000 bolsas de estudo para cursos de certificação profissional online
Cabe destacar que o programa é voltado exclusivamente para jovens em situação de vulnerabilidade social, para o público feminino, para negros e indígenas, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQIA+.
O processo seletivo será realizado pelo CIEE, e conta com três etapas: cadastro, análise de requerimentos e divulgação dos selecionados. Espera-se que aqueles que foram aprovados obtenham acesso à plataforma dentro de sete dias após o registro.
Aqui estão mais detalhes sobre cada programa:
- Suporte de TI: os profissionais de TI resolvem problemas para que os computadores e as redes funcionem corretamente;
- Análise de dados: os analistas coletarão, transformarão e organizarão dados para ajudar a tomar decisões de negócios.
- Gerenciamento de Programas: Responsável por garantir que os programas sejam gerenciados dentro da organização e concluídos com o máximo valor;
- Design de experiência do usuário: os profissionais de design tornam os produtos digitais e físicos mais fáceis e divertidos de usar.
- Marketing e E-Commerce: O programa desenvolverá habilidades para cargos de nível básico e ensinará o uso de várias ferramentas e plataformas.
- Cibersegurança: Uma pessoa que estuda segurança cibernética aprende como proteger sistemas e redes contra ameaças e como responder a incidentes de segurança.
- IA: Uma pessoa que estuda IA aprende a desenvolver algoritmos que permitem que as máquinas executem tarefas inteligentes.
Para mais informações, vale conferir o regulamento de inscrições neste link. Boa sorte! 😉