INSS: Saiba como emitir sua carteira virtual através do app e usufruir dos benefícios

Veja Também

Aposentados, pensionistas e demais segurados da previdência passam a contar com um clube de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Uma vantagem é a emissão de uma carteira virtual que promete facilitar a vida dos beneficiários. 

Declaração

O segurado cadastrado no Clube de Benefícios do INSS tem acesso direto à carteira virtual, e consegue comprovar o recebimento dos benefícios sem precisar se preocupar com a impressão de qualquer documento. A novidade é regulamentada pelo Decreto MPS nº 1773, assinado pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lubi. 

O Clube de Benefícios do INSS foi lançado oficialmente no final de maio com o título Meu INSS+. Na ocasião, o coordenador-geral de Sistemas e Automação em Autossuficiência, Elton Nunes, afirmou que o documento virtual chega com o objetivo de facilitar o acesso a dados previdenciários úteis no dia do segurado. 

“Além disso, foi identificada a oportunidade de permitir que os segurados tenham acesso a benefícios e benefícios que serão oferecidos por meio de entidades públicas e privadas”, disse.

Conheça os benefícios de uma carteira virtual do INSS

Com esse cartão, o beneficiário poderá comprovar seu vínculo e usufruir do chamado “Clube de Benefícios”, com descontos nos serviços. Os descontos são oferecidos em:

  • Cinemas
  • Shows
  • Academias
  • Lojas
  • Viagens 
  • Telemedicina, entre outras categorias.

Como emitir a carteira virtual do Clube de Benefícios do INSS?

Para emitir uma carteira, o segurado deve seguir os seguintes passos:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS;
  • Na página principal do aplicativo, clique no item “Carteira de Patrono”;
  • selecionar uma foto da carteira do beneficiário;
  • Clique na caixa que indica que você “entende que ao oferecer a carteira, os dados dos benefícios serão compartilhados por meio de um código QR” e, em seguida, clique em “Continuar”;
  • Pronto, a carteira do beneficiário estará disponível.

O documento deve conter as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Cadastro individual (CPF);
  • Número do benefício social;
  • Data de emissão
  • data de lançamento;
  • Data de validade;
  • Fotos; 
  • Código QR.

O texto no Diário Oficial da União (DOU) diz: “A validade da carteira do beneficiário será validada por meio de um código QR, que fornecerá as informações atualizadas na data de sua consulta”.

A versão carteira só será válida para quem tem um recurso INSS ativo e terá um QR code dinâmico válido por 30 dias. O cartão foi desenvolvido pela Dataprev e faz parte da substituição do papel.

Leia Mais