leilão de dívidas do Desenrola Brasil já começou; Veja quem pode participar

Neste mês, começa o leilão de dívida Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas criado pelo governo federal. Até agora, segundo o Ministério da Fazenda, 924 empresas com cotas aderiram ao programa. Aqui estão os detalhes.

Varejistas, bancos, empresas de água, esgoto, energia e outras tinham até o dia 12 de setembro para se cadastrar.

Leilão de dívida Desenrola começa em breve 

O objetivo desta fase do programa Desenrola Brasil é renegociar as dívidas dos consumidores enquadradas na primeira faixa, a saber:

  • Brasileiros com renda de R$ 2.640 (salário mínimo) ou inscritos no Cadastro Único da União (CadÚnico)
  • Quem tem dívidas de até R$ 5 mil negativas até 31 de dezembro de 2022
  • No entanto, esse público ainda não consegue renegociar suas dívidas. A plataforma de renegociação para esse domínio só será aberta após o leilão da dívida.

O que está acontecendo agora

De acordo com informações recebidas da Secretaria da Fazenda, as dívidas registradas pelas empresas no Desenrola agora serão analisadas para verificar se são dívidas com pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estão cadastradas no CadÚnico do governo federal.

Os leilões entre empresas ocorrerão em breve. Neste momento, os brasileiros na faixa 1 não precisam fazer nada, apenas empresas. Todas as empresas precisam divulgar o quanto estão dispostas a oferecer descontos aos consumidores. Os leilões serão realizados de acordo com a categoria de dívida. Portanto, haverá um leilão para contas de água, outro para contas de energia, etc.  As empresas que emitirem os maiores descontos vencem o leilão. Eles também terão uma garantia de software.

De acordo com as previsões do Tesouro, esses leilões devem começar nos próximos dias. A plataforma de renegociação de dívidas da Faixa 1 será aberta após a conclusão dos leilões.

Nele, os usuários encontrarão uma lista de dívidas cadastradas pelas empresas credoras e possibilidades de desconto. Caso aceite o desconto, o pagamento pode ser feito de forma parcelada ou à vista. A plataforma pode abrir para brasileiros em setembro. Resta saber.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia mais