Uma menina chilena chamada Mora foi diagnosticada com câncer de mama aos 7 anos de idade. De acordo com o La Nación, sua mãe, Patricia Muñoz, disse que o bebê começou a mostrar sinais quando tinha apenas cinco anos de idade. Ela notou um caroço sob o mamilo enquanto tomava banho.
Preocupada, Patrícia resolveu levar a filha ao médico, que pediu exames mais aprofundados, já que esse tumor não era normal e poderia crescer ainda mais.
Com atrasos no atendimento público, os exames foram concluídos um ano depois, em outubro de 2022, e a biópsia revelou que se tratava de câncer.
Dois meses depois, prestes a completar sete anos de idade, a menina foi submetida a uma cirurgia para remover a mama afetada e evitar que o tumor se espalhasse para outras partes do corpo.
A condição é muito rara, com câncer de mama diagnosticado entre 50 e 60 anos de idade.
“Globalmente, não há nenhum caso semelhante ao de Mora. O único caso em que há um registro é o de uma menina nos Estados Unidos que foi descoberta com câncer semelhante a 10 anos de idade e é um caso em 200 milhões, Mora poderia ser um em 400 milhões”, disse Felipe Tagel, presidente da Associação Chilena de Pacientes com Câncer que presta aconselhamento à família.
A família aguarda agora os resultados dos exames pós-operatórios para ver se há ou não um tumor maligno.
Sintomas do câncer de mama
A característica mais comum da doença é o aparecimento de um nódulo nos seios ou axilas que geralmente é indolor. Além disso, o paciente pode apresentar outros sinais menos frequentes; veja abaixo:
- Inchaço de todo ou parte do seu peito (mesmo que você não sinta um nódulo)
- Edema (inchaço) da pele
- Eritema (vermelhidão) na pele
- Reversão do mamilo
- Assimetria mamária
- Espessamento ou flacidez da pele ou mamilo
- Descarga mamilar
- Inchaço do braço
- Dor no peito ou mamilo