O empréstimo MEI é uma modalidade que tem crescido apenas no Brasil, acompanhando o também crescente número de pequenos empreendedores individuais em todo o país.
Em muitos casos, as instituições financeiras oferecem a esses empreendedores o microcrédito, que, como o nome sugere, é uma linha de crédito com valores menores, mas com juros mais baixos e aprovação mais fácil.
Os valores do microcrédito podem variar de R$ 100 a R$ 20 mil. Os bancos costumam liberar valores menores para investir em capital de giro e valores maiores para investir em infraestrutura (como compras de máquinas e reformas). O número de parcelas emitidas também varia de acordo com a instituição financeira e a finalidade do dinheiro.
Como o pagamento é feito por débito automático, os bancos costumam exigir que o empreendedor tenha uma conta no banco concedendo crédito por pelo menos três meses.
Os documentos que costumam ser solicitados em um empréstimo MEI são CPF, RG e comprovante de residência, no entanto, algumas instituições podem exigir mais documentação antes do crédito ser liberado.
Atenção: Cuidado para não cair em golpes. Nenhum banco exige depósitos antecipados para empréstimos. Caso desconfie, entre em contato com a instituição pelos canais oficiais.