A nova carteira de identidade (RG), lançada em março de 2022, reúne diversas informações em um mesmo documento, simplificando o processo de identificação dos brasileiros. O novo RG está disponível nos formatos físico e digital, é obrigatório em todo o país e pode ser lançado gratuitamente.
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, mais de 1,5 milhão de brasileiros já têm a versão atualizada do documento. Até o momento, a nova carteira de identidade já está disponível para emissão em 12 estados do país. São eles:
- Acre
- Alagoas
- Amazona
- Goiás
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Piauí
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
No entanto, um anúncio recente do governo federal trouxe a informação de que esse processo deve ser expandido para todos os estados até novembro. Dessa forma, todos os brasileiros que quiserem atualizar o documento poderão realizar o processo.
Quais são as mudanças na nova carteira de identidade?
A versão atualizada do documento contém algumas alterações. Entre elas, mais segurança para o cidadão, já que a nova carteira de identidade é unificada e tem o mesmo número em todo o território brasileiro.
Além disso, ele busca um código QR, que pode ser usado para validar o documento. Outra tecnologia existente é um código padrão internacional chamado MRZ, o que significa que a nova carteira de identidade também pode ser usada para identificação durante viagens para fora do país.
Como é emitida a nova carteira de identidade?
Nos estados onde o documento já está disponível, o cidadão brasileiro pode solicitar sua nova versão nos postos da Secretaria de Segurança Pública do país onde deseja obter o serviço.
Em alguns locais do país é necessário fazer um agendamento com antecedência. Após essa etapa, antes do horário de atendimento, é necessário reunir todos os documentos necessários para a liberação. São obrigatórios:
- Certidão de nascimento ou casamento
- Documento de identidade anterior, se já tiver um
- Comprovante de residência atualizado
- CPF
- Foto 3×4 recente
No entanto, como a nova carteira de identidade permite que outras informações também estejam presentes no documento, o cidadão também pode informar os seguintes dados no momento da emissão:
- PES/PASSeP
- Carteira de motorista
- Cadastro Nacional de Saúde
- Portfólio de Negócios
- Identidade Profissional
- Tipo sanguíneo
A informação desses dados não é obrigatória para a versão RG. No entanto, para um cidadão que deseja realizar essa inserção, é necessário levar documentos que comprovem todas as informações que serão adicionadas.