Novo Toyota Corolla versão esportiva terá apenas 300 unidades no Brasil

Veja Também

A tão esperada chegada do Toyota GR Corolla está cada vez mais próxima, embora a marca ainda não a tenha confirmado. O que se sabe é que o modelo será apresentado aqui, mas colegas da versão argentina do portal Motor1.com descobriram que apenas 300 unidades chegarão ao mercado brasileiro.

Durante o show Hilux GR-Sport, a equipe do portal argentino entrevistou Daniel Herrero, responsável pelo departamento de esportes da Toyota Gazoo Racing na América do Sul. Durante a entrevista, o CEO revelou detalhes sobre o status do GR Corolla, bem como do GR Yaris.

Segundo Herrero, as conversas começaram com o lançamento do GR Yaris, derivado do hatchback de corrida que disputa o Campeonato Mundial de Rali Quando o carro foi lançado, o Toyota argentino estava interessado em 300 das 25 mil unidades produzidas do modelo, enquanto a filial brasileira não queria nenhuma.

O problema é que o Yaris foi um sucesso global, o que motivou a empresa a ir em frente e criar uma versão do Corolla da Gazoo Racing, que acabou sendo destinado a países que não venderam o GR Yaris. Além do Brasil, os Estados Unidos são um exemplo disso.

O GR Corolla tem o mesmo motor G16E-GTS que o Yaris, ou seja, um 1.6-turbo com 304 cavalos de potência (reajustado para produzir 43 cavalos a mais que o Yaris) e torque entre 37,7 e 40,8 kg/min, dependendo da versão. Como no caso do Yaris, a caixa de velocidades é manual de seis velocidades e a tração, por sua vez, é parte integrante dela.

“A data exata [de chegada] e o preço ainda não foram determinados, mas esperamos que as primeiras unidades cheguem ainda este ano. Haverá dois níveis de equipamento, incluindo a “versão circuito” com todos os equipamentos opcionais.

O que se sabe é que a versão “básica” do GR Corolla terá bancos esportivos (com desenhos que lembram modelos de concha) e três opções de cores: preto, branco e vermelho. Nos Estados Unidos, há uma opção de pacote de clima frio que adiciona um aquecedor aos bancos e volante, tecnologia, que adiciona navegador com GPS, sistema de áudio aprimorado e carregador sem fio para celular.

Declaração

A Circuit Edition apresenta elementos visuais mais exóticos, como o aerofólio, o teto de fibra de carbono, o áudio premium e as opções da versão anterior. Além disso, o diferencial nessa opção é robusto para ambos os eixos.

No topo da linha está a versão Morizo, em homenagem ao ex-CEO da Toyota, Akio Toyoda, que participou de competições usando o codinome “Morizo”.

Este modelo esportivo se concentra no desempenho na pista e, pensando na redução de peso, remove elementos não essenciais em uso pesado, como limpadores traseiros, alto-falantes, bancos traseiros e controles de janela elétrica para as portas traseiras. Há também capacidade adicional para transportar pneus para a pista, fornecendo apenas dois assentos.

O mercado brasileiro de carros esportivos também ganhará um grande concorrente para o GR Corolla, o Honda Civic Type-R, um carro esportivo que pousará no Brasil ainda em 2023. Será a primeira competição de carros em versões hatchback.

Leia Mais