O Desenrola Brasil, programa de negociação de dívidas criado pelo governo federal, está prestes a iniciar sua nova fase, que será mais ampla e beneficiará mais pessoas. É uma excelente oportunidade para poder limpar o seu nome e pagar o que deve em condições especiais, para que não seja um fardo para o orçamento.
Os interessados na renegociação de dívidas devem verificar os critérios de participação, condições de pagamento definidas pelo programa, empresas e bancos participantes e prazos da Desenrola. Além disso, é preciso saber como funciona a nova etapa e como participar dela.
Já são quase 1.000 empresas e organizações que aderiram ao Desenrola Brasil, e a etapa pela qual o programa passa exige que os interessados se inscrevam. Também é necessário verificar quais dívidas podem ser renegociadas, já que algumas delas não são possíveis.
Quem pode negociar dívida através da Desenrola Brasil?
A nova fase do Desenrola Brasil é a Zona 1, voltada para pessoas cuja renda mensal chegue a dois salários mínimos ou que estejam inscritas no cadastro individual, em ambos os casos o valor máximo das dívidas deve chegar a R$ 5 mil e contraiu até 31 de dezembro de 2022.
Essa abrangência não permite a renegociação de dívidas com garantia real ou decorrentes de crédito rural, financiamento imobiliário, operações financiadas ou riscos de terceiros. No dia 12 de setembro, expirou o prazo para as empresas interessadas aderirem ao programa, que totalizava 924 inscritos.
Bancos, varejistas e empresas de água, esgoto e energia participantes agora devem registrar dívidas que atendam aos critérios de listagem da Desenrola Brasil. Depois disso, será iniciada a fase de renegociação propriamente dita, durante a qual os devedores examinam as condições oferecidas pelas empresas.
A Desenrola Brasil está neste momento em leilão para negociar dívidas. As empresas oferecerão desconto no valor da dívida, e quem oferecer os maiores descontos receberá a garantia do programa, isso porque o Fundo Garantidor de Operações (FGO) garantirá o pagamento do valor principal da dívida em caso de inadimplência.
Com a conclusão da fase de registo, o Ministério das Finanças afirmou que a fase de leilão terá início no final da próxima semana. Enquanto isso, a plataforma de renegociação deve ser aberta no final do mês, quando os devedores poderão escolher a melhor oferta de renegociação de dívidas.
Para participar, você deve ter uma conta gov.br (https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=www.gov.br&authorization_id=18902e4decd) no nível Prata ou Ouro. Para aumentar o nível da conta, basta realizar ações simples, como reconhecimento facial pelo aplicativo ou vincular a conta a um banco.
Entre as condições de pagamento estão uma taxa de juros de no máximo 1,99% ao mês, carência entre 30 e 59 dias, parcela mínima de R$ 50, máxima de 60 meses para pagar, sem a necessidade de entrar e com a possibilidade de pagamento por boleto, débito ou pix.