A partir desta terça-feira (24), o WhatsApp não oferecerá mais suporte para vários celulares Android. Usuários de aparelhos mais antigos não terão acesso ao aplicativo de mensagens, segundo informações do G1.
O fim da compatibilidade é um processo comum, pois a empresa deixa de fornecer atualizações para sistemas legados porque precisa melhorar a funcionalidade e expandir os recursos de segurança. Assim, os smartphones mais antigos não suportam o novo software.
Celulares que ficaram sem WhatsApp
A Meta, empresa dona do mensageiro, não mencionou os detalhes da lista de celulares que não são mais compatíveis com ele. A empresa disse apenas que a plataforma não suportará mais dispositivos que usam o sistema 4.1 (Jelly Bean).
Para continuar trocando mensagens no WhatsApp, o usuário precisa de um smartphone com Android 5.0 (Lollipop) ou superior. Aqueles que não conseguirem atualizar serão notificados pela empresa.
Como resolver o problema
Se o seu telefone suporta um sistema mais recente, basta ir a Definições e efetuar a atualização. No entanto, se ele não suportar uma nova versão do Android, você não poderá mais usar o aplicativo.
Para descobrir qual versão do sistema operacional você está usando, siga as instruções abaixo:
Samsung
- Acesso ao menu “Configurações”;
- Selecione a opção “Sobre o telefone”;
- Pressione “Informações do Programa”;
- Clique em “Versão Android” e verifique as informações.
Motorola
- Acesso ao menu “Configurações”;
- Selecione a opção “Sistema”;
- Pressione “Sobre o dispositivo”;
- Clique em “Versão Android” e verifique as informações.