A liberação do recolhimento do PIS/PASEP de julho de 2024 já começou, beneficiando milhares de trabalhadores brasileiros. Confira abaixo se esta nova rodada de depósitos será considerada.
De uma forma geral, a remuneração salarial, que se refere ao ano-base de 2022, destina-se a prestar apoio financeiro adicional aos trabalhadores do setor privado e aos funcionários públicos que estejam sujeitos às regras estabelecidas.
O cronograma de pagamento deste ano foi modificado para melhor atender os trabalhadores. Uma das grandes mudanças é a padronização do PIS e do Estatuto da Política de Segurança Alimentar, o que simplifica o processo.
Além disso, em casos específicos, como o desastre geral no Rio Grande do Sul, houve adiantamentos aos trabalhadores das áreas afetadas.
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
Para que um trabalhador tenha direito a uma abono salarial no PIS/PASEP, ele deve atender a alguns critérios:
- Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
- Você trabalhou em um contrato formal por pelo menos 30 dias no ano-base de 2022.
- Ter recebido um salário médio de até dois salários mínimos por mês durante o período de emprego.
- Os dados são devidamente obtidos pelo empregador no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Datas de pagamento
O pagamento para os nascidos em julho começou em 17 de junho e vai até 27 de dezembro de 2024. Aqui está o calendário de julho:
- Nascidos em julho e agosto: a partir de 17 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: a partir de 15 de julho
Como sacar dinheiro?
Para sacar o PIS, os trabalhadores da iniciativa privada podem utilizar o aplicativo Caixa Tem, onde o saldo e o cronograma de pagamentos podem ser conferidos.
Também é possível sacar nos caixas eletrônicos federais da Caixa Econômica, casas lotéricas e correspondentes da Caixa Aqui, utilizando o cartão de cidadão e senha cadastrada.
Para os servidores públicos que recebem o Pasep, a consulta pode ser realizada pelo site do Banco do Brasil.
Os saques podem ser feitos diretamente nas agências do Banco do Brasil, mediante apresentação de documento de identidade.