Você sabia que sua geladeira pode descongelar enquanto você está fora? Isso pode acontecer em situações como quedas prolongadas de energia ou mau funcionamento do sistema de refrigeração. Quando a temperatura interna aumenta, os alimentos congelados descongelam. Assim, esse fator prejudica sua qualidade e segurança, o que os leva à decomposição.
Entenda por que você deve deixar uma moeda na geladeira
Uma dica simples para verificar o descongelamento na geladeira durante sua ausência é deixar uma moeda no freezer antes de sair. Se houver uma quebra parcial ou total, a moeda estará fora do lugar.
Este é um bom indicador que mostra que a temperatura aumentou o suficiente para descongelar o gelo. Esta é uma maneira prática de determinar se a refrigeração foi quebrada e se os alimentos foram comprometidos.
Qual é o risco da falta de refrigeração?
A falta de resfriamento adequado de laticínios e produtos cárneos representa muitos riscos à saúde. Esses alimentos são muito perecíveis e podem se deteriorar rapidamente quando expostos a temperaturas inadequadas.
O aumento da temperatura favorece a disseminação de bactérias, o que aumenta o risco de intoxicação alimentar e infecções. Crer! Apenas 1 hora é suficiente para tornar uma porção de carne descongelada atraente para germes.
Portanto, é necessário garantir o armazenamento adequado desses alimentos, mantendo a geladeira abaixo de 4°C. Nesse caso, aproveite também o truque que foi ensinado anteriormente, que é guardar uma moeda na geladeira.
Uma moeda pode facilitar a sua vida
Encha um recipiente que resista a altas temperaturas com água e coloque uma moeda de US$ 1. Leve-o à geladeira e anote sua localização original antes de viajar ou passar horas fora, sem a presença de outras pessoas.
Quando você retorna, se a moeda estiver no mesmo lugar, significa que nada descongelou e sua comida está segura. Outro fator que aumenta a eficiência desse dispositivo é a manutenção regular. Isso ajuda a identificar vazamentos e possíveis defeitos que afetam o frescor dos ingredientes.