Porém, a forma mais eficaz de diferenciar é mesmo medir a pressão arterial em casa, utilizando um aparelho eletrônico, ou na farmácia. Assim de acordo com o valor da medição, é possível saber de qual tipo de pressão se trata:
- Pressão alta: superior a 140 x 90 mmHg;
- Pressão baixa: inferior a 90 x 60 mmHg.
Diferenças entre pressão alta e baixa
Outros sintomas que podem ajudar a distinguir a pressão alta da pressão baixa incluem:
- Sintomas de pressão alta
- Sintomas de pressão baixa
- Visão dupla ou embaçada Visão turva
- Zumbido nos ouvidos Boca seca
- Dor na nuca Sonolência ou sensação de desmaio
Desta forma, se surgir dor de cabeça persistente, zumbido nos ouvidos ou palpitações no coração, provavelmente a pressão está alta. Já, se apresentar fraqueza, sensação de desmaio ou boca seca, poderá ser pressão baixa.
Existem ainda casos em surge sensação de desmaio, mas que está associada a uma queda dos níveis de açúcar no sangue, sendo facilmente confundida com uma queda de pressão. Veja como como diferenciar pressão baixa da hipoglicemia.
O que fazer em caso de pressão alta
Em caso de pressão alta, deve-se tomar um copo de suco de laranja e tentar se acalmar, pois a laranja ajuda a regular a pressão por ser diurética e rica em potássio e magnésio. Caso se esteja tomando algum remédio para pressão alta prescrito pelo médico, deve-se tomá-lo
Se após 1 hora a pressão ainda continuar alta, ou seja, superior a 140 x 90 mmHg, é aconselhado ir ao hospital para tomar um remédio para baixar a pressão, pela veia.
O que fazer em caso de pressão baixa
Já nos casos de pressão baixa, é importante deitar em um local arejado e manter as pernas elevadas, afrouxar as roupas e elevar as pernas, de forma a aumentar a circulação do sangue para o cérebro e regular a pressão arterial.
Quando os sintomas de pressão baixa passarem, a pessoa pode levantar-se normalmente, no entanto, deve repousar e evitar fazer movimentos bruscos.