Se você não caiu – o que poderia provocar uma fratura -, nem tem histórico de doenças, como osteoporose ou hérnia de disco, mas passa muito tempo sentado na mesma posição para trabalhar ou assistir à TV, e anda estressado, dormindo mal e de vez em quando até exagerando nos exercícios físicos, é provável que se estiver com dor nas costas o problema seja muscular.
“Embora aguda, geralmente essa dor é benigna e, com o passar dos dias, tende a melhorar por completo. Se você for jovem, saudável e não tiver nenhuma alergia, pode se automedicar com analgésicos e fazer compressas. Em até 48 horas, o alívio começa a ser percebido”, informa Alberto Gotfryd, ortopedista, especialista em coluna.
A queimadura nas costas ao nível do pulmão geralmente é causada por tensão muscular, devido à má postura, estresse ou lesões musculares, por exemplo. Mas também pode indicar problemas como hérnia de disco, lesões ósseas, osteoporose, doenças reumáticas ou, embora raras, um tumor da coluna.
Especialmente quando é súbita e / ou grave, a queimação nas costas ao nível pulmonar às vezes pode estar associada a problemas cardiovasculares, como dissecção da aorta ou infarto, mas a dor geralmente não dura anos nesses casos. Saiba mais sobre as causas da dor nas costas.
Para saber qual pode ser a queimação nas costas que você está sentindo, o ideal é consultar um ortopedista ou clínico geral para uma avaliação detalhada, a fim de determinar sua causa e iniciar o tratamento mais adequado.