O Bolsa Família fecha nesta terça-feira, 31, a rodada de pagamentos de janeiro. O calendário termina com depósitos de pelo menos R$ 600 aos beneficiários com o número final de identificação social (NIS) 0.
O mínimo de R$ 600 foi mantido pelo governo Lula com recursos da PEC transitória aprovada pelo Congresso no final do ano passado. Dessa forma, o valor deve prevalecer ao longo deste ano.
As ajudas de gás, que também foram mantidas a 100% do preço de uma lata de gás de cozinha, não têm conversões programadas para janeiro. Como o programa é bimestral, a próxima parcela será depositada em fevereiro.
Este é o primeiro turno do Bolsa Família após o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao poder. No final de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro substituiu o nome do programa pelo Brazil Aid, em uma tentativa de se desvincular da iniciativa social dos governos trabalhistas.
Consulta e Saques
O beneficiário pode consultar valores, histórico de pagamentos e outras informações de benefícios nos aplicativos Assistência Brasil e Caixa Tem, ambos disponíveis para Android e iOS. Também é possível se informar por telefone da Caixa Econômica Federal, no 111.
O dinheiro está disponível em dinheiro por até 120 dias após o depósito. Ele pode ser transferido pelo próprio aplicativo Caixa TEM, em casas lotéricas e agências bancárias da Caixa.
Calendário de Janeiro
Confira o calendário completo do Bolsa Família para este mês:
- 18 de janeiro – NIS final 1;
- 19 de janeiro – NIS final 2;
- 20 de janeiro – NIS final 3;
- 23 de janeiro – NIS final 4;
- 24 de janeiro – NIS final 5;
- 25 de janeiro – NIS final 6;
- 26 de janeiro – NIS final 7;
- 27 de janeiro – NIS final 8;
- 30 de janeiro – NIS final 9;
- 31 de janeiro – NIS final 0.